Muita gente que utiliza o MS Excel desconhece alguns recursos e funções que podem economizar bastante tempo e deixar suas planilhas mais funcionais. Se você está familiarizado com esse software, já deve conhecer o conceito de intervalos e qual a sua utilização em fórmulas. Por exemplo se você quiser somar os valores constantes na coluna B, da linha 2 até a linha 5, basta utilizar o intervalo na função soma, ou seja, = SOMA (B2:B5).
Até aí, tudo muito simples e claro.
Mas, suponha que você precise utilizar uma soma dentro de outra fórmula e desconsiderar as células não preenchidas. Nesse caso você não pode simplesmente somar a coluna B (=SOMA(B:B)) porque você não quer as células em branco, quer somente as células que tenham valores.
E isso se torna um problema à medida em que novos valores vão sendo incluídos na lista, porque mesmo que você já tenha criado a fórmula, terá que alterar a última célula do intervalo para somar os novos valores.
Nesses casos, podemos lançar mão de um recurso muito útil chamado "Intervalo Dinâmico".
Por exemplo, você pode criar um intervalo que comece na célula B2 e vá até a última célula preenchida, sem ter que definir qual será esta célula na fórmula. No exemplo abaixo, a célula D1 contém a fórmula = SOMA(B2:B5).
Se um novo item for incluído na célula B6, você terá que alterar a fórmula para = SOMA(B2:B6)
e assim por diante, a cada nova inclusão. Para resover esse problema, crie um intervalo dinâmico, da seguinte forma:
Pressione CTRL+F3. Abrirá a janela de definição de nome para o intevalo. Digite um nome qualquer para o intervalo (por exemplo, PREÇOS). Na caixa "Refere-se a" digite a seguinte fórmula:
=Plan1!$B$2:DESLOC(Plan1!$B$2;0;0;CONT.VALORES(Plan1!$B$2:$B$65536);1)
Clique em "Adicionar"
Pronto. Está criado seu Interalo Dinâmico. Agora você pode usá-lo na soma, da seguinte forma:
= SOMA(PREÇOS)
A cada valor incluído na coluna B, o intervalo se ajusta para a última célula.
É claro que você pode utilizar a soma de toda a coluna, mas esse recurso é para se utilizar quando você precisa definir um intervalo específico mas não quer ficar redefinindo na fórmula.
Espero que tenha sido útil pra alguém. Aguardem novas dicas.